Estatuto

ESTATUTO SOCIAL DA ORGANIZAÇÃO GALERA DA REDAÇÃO

CAPÍTULO 1 – DENOMINAÇÃO, ESPAÇO E FINS:

ARTIGO 1º – A Organização Galera da Redação, fundada em 02 de Março de 2015, é uma ONG sem fins lucrativos, tendo caráter de cursinho pré-vestibular virtual. Mesmo que suas atividades ocorram inteiramente em meio virtual, possui foro na cidade de Pirapora do Bom Jesus – SP.

ARTIGO 2º – A organização tem por finalidade:

PARÁGRAFO PRIMEIRO: preparar jovens de baixa renda e oriundos de escola pública para os vestibulares e exames nacionais;

PARÁGRAFO SEGUNDO: realizar parcerias com outros agentes para a promoção de uma educação inclusiva;

PARÁGRAFO TERCEIRO: favorecer uma rede de cooperação e voluntários nacionais, universitários, e que possam colaborar na organização, seja como estagiário voluntário ou simplesmente voluntário;

PARÁGRAFO QUARTO: despertar o interesse em colaboração com o próximo, possibilitando uma rede de aprendizagem em que os alunos possam aprender com a organização e que sua equipe aprenda com os alunos;

ARTIGO 3º – No desenvolvimento de suas atividades, a organização não fará qualquer distinção de raça, cor, gênero, credo político e religioso, orientação sexual e condição sexual, a saber que:

PARÁGRAFO PRIMEIRO: a organização fará jus à diversidade, sempre colocando, em seu quadro de colaboradores, pessoas LGBTs, mulheres, universitários, pessoas negras e etc.;

PARÁGRAFO SEGUNDO: não tolerará o desrespeito, seja por parte de colaboradores e alunos, uns com os outros;

CAPÍTULO 2 – DOS ASSOCIADOS:

ARTIGO – PRESIDÊNCIA: cabe à presidência a administração da organização em si, bem como na representação, responsabilidade geral.

ARTIGO 5º – DIASE: compete à DIASE se responsabilizar pelo processo seletivo (no que tange à analisação do formulário, bem como à analise dos documentos); cabe ao setor, também, a análise de justificativas quando as redações não são feitas; banimento de alunos que não cumprem as regras estabelecidas.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Departamento de Assistência Social: a assistência social é dirigida pela DIASE e é composta de assistentes sociais responsáveis pelas funções que cabem à DIASE. Cabe às assistentes contribuir com as mesmas funções direcionadas à DIASE.

PARÁGRAFO SEGUNDO– Departamento de Assistência Pedagógica: cabe auxiliar os alunos no planejamento e organização de rotina de estudos; informação sobre universidades e cursos.

ARTIGO 6º – DIRE: compete à Diretoria de Redação ficar responsável pelo departamento de professores de redação, elaboração de coletâneas e propostas, “contratação” de professores de redação voluntários.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Departamento de Professores de Redação: composta pelos professores de redação que têm como obrigatoriedade a correção de redação dissertativa-argumentativa, colaboração com exercícios, vídeo aulas, aulões e plantões de dúvidas e afins. Cabe observar e fazer levantamento dos alunos que não enviam as redações e fazer o encaminhamento para a DIASE para que ela faça a análise da justificativa – quando houver –, bem como o banimento do aluno caso a justificava não seja aceita ou quando devido à sua ausência.

ARTIGO 7º – DIMO: compete à Diretoria de Monitoria ficar responsável pelos monitores voluntários de linguagens, humanas e atualidades, física e matemática, biologia e química e redação, assim como o supervisionamento dos mesmos.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Monitores (Redação¹, matemática e física, química e biologia, humanas e atualidades e linguagens): cabe aos monitores ajudarem os alunos com exercícios, plantões de dúvidas, realizar aulões, divulgação de material, vídeo aulas e afins. Ademais, todos possuem o dever de realizar uma aula por semana.

PARÁGRAFO SEGUNDO: ¹: O monitor de redação tem ligação com o Departamento de Professores de Redação porque os professores podem encaminhar alunos com extrema dificuldade com a finalidade de realizar reforço e, até mesmo, pedir uma segunda correção – a segunda correção pode ser feito por pedido do professor. O monitor não pode realizar segunda correção que seja solicitada por aluno.

ARTIGO 8º – DEPIS: cabe ao Departamento de Psicologia a ficarem dispostas a conversar, auxiliar os alunos em questões psicológicas.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Departamento de Apoio Psicológico: composto pelas assistentes de apoio psicológico que estão dispostas aos alunos para qualquer ajuda; atendem a descrição da DESPI.

ARTIGO 9º – DICO: cabe à Diretoria de Comunicação ficar responsável pelo Departamento de Assuntos Visuais e Mídia, Departamento Jornalístico e o Departamento de Assuntos Jurídicos. Os três setores trabalham juntos e estão autorizados compartilhar o mesmo trabalho e agir em parceiria em informações. Todos os departamentos são compostos por assistentes

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Departamento de Assuntos Visuais e Mídia: responsável pelo manuseio do site e página no Facebook, bem como criação de artes visuais para postagens.

PARÁGRAFO SEGUNDO – Departamento Jornalístico: responsável por acompanhar as notícias, nas grandes mídias, referente ao mundo do estudo e vestibular, compartilhando e divulgando com o objetivo de informar os alunos a todo tempo.

ARTIGO 10º – São deveres dos associados:

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Respeitar os alunos e os voluntários que compõe a organização. Caso haja denúncias, passará por análise e, se banido da organização, o voluntário não ganhará certificado;

PARÁGRAFO SEGUNDO: Avisar, formalmente, caso queira se desligar da organização. Caso isso não seja feito, o voluntário não receberá certificado. O pedido de desligamento deve ser feito para a diretoria que ele faz parte;

PARÁGRAFO TERCEIRO: Respeitar o cronograma mensal da organização;

PARÁGRAFO QUARTO: Tentar cumprir com as atividades de sua responsabilidade, salvo justificativas;

PARÁGRAFO QUINTO: Ler este estatuto;

CAPÍTULO 3 – DA ADMINISTRAÇÃO:

ARTIGO 11º – São órgãos administrativos:

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Presidência;

PARÁGRAFO SEGUNDO: DIASE – Diretoria de Assuntos Estudantis;

PARÁGRAFO TERCEIRO: DIRE – Diretoria de Redação;

PARÁGRAFO QUARTO: DIMO – Diretora de Monitoria;

ARTIGO 12º – Fica definido, por segunda área, diretorias que têm poder de voz em ausência da presidência:

PARÁGRAFO PRIMEIRO: DIRE – Diretoria de Redação;

PARÁGRAFO SEGUNDO: DIASE – Diretoria de Assuntos Estudantis;

CAPÍTULO 4 – DISPOSIÇÕES GERAIS

ARTIGO 14º – A organização é completamente sem fins lucrativos;

ARTIGO 15º – O estatuto poderá ser modificado pela presidência;

Uberlândia, 13 de Fevereiro de 2017.